-
Arquitetos: DAO, Re Arquitectura
- Área: 80 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Extralum, Maderas Waldir, Precisión Chang y Ugarte, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa OC está localizada em Playa Grande, Santa Cruz, no Pacífico Norte da Costa Rica, em uma zona de vida Basal com influência costeira, onde as temperaturas são altas e o clima flutua entre umidade e chuvas fortes na estação chuvosa, e baixa umidade relativa com forte incidência solar na estação seca. A estrutura alongada é implantada no terreno na orientação leste a oeste, maximizando a ventilação cruzada e aproveitando a sombra das árvores de Melina e Nancite existentes, protegendo assim a cobertura da radiação solar direta e proporcionando frescor à casa. Essa cobertura funciona como um grande chapéu, com beirais pronunciados apoiados por vigas de madeira teca local.
A casa repousa sobre estacas no chão. Adaptando-se à inclinação natural do terreno, a estrutura principal de aço leve e as paredes construídas com a técnica de bahareque dão à casa uma adaptação eficiente às condições climáticas da região. Além disso, foram projetadas paredes móveis de metal perfurado e vidro que, quando abertas, permitem uma completa integração com o contexto natural, fazendo com que a casa pareça imersa na floresta, onde vivem macacos congo, japus, iguanas e uma grande variedade de fauna. O bahareque é uma técnica de construção ancestral que usamos como invólucro dentro da estrutura de suporte de aço. O sistema é composto de armações de madeira melina, ripas de bambu (Dendrocalamus Asper) como reforço, e uma mistura de terra (extraída das escavações feitas no terreno para as fundações), areia e grama das fazendas de gado da região.
O resgate desta técnica de construção de nossos antepassados faz da casa uma experiência especial, um híbrido de arquitetura moderna e materiais locais tradicionais, uma construção criada com a própria terra em que é fundada, respira, vive e se adapta às condições climáticas, reduzindo o impacto em seu contexto direto e se torna uma solução possível para os desafios atuais quanto ao custo e acessibilidade dos materiais, o uso de recursos locais e seu impacto sócio-ambiental.